Raul Costa d’Avila 

 

Doutorando no Programa de Pós-Graduaćčo em Música da Universidade Federal da Bahia, classe do Prof. Lucas Robatto, onde desde 2005 desenvolve um projeto de pesquisa investigando a pedagogia da flautista e professora Odette Ernest Dias.

 

É professor na Universidade Federal de Pelotas, integrando o Departamento de Canto e Instrumento do Conservatório de Música.

 

Autor do livro, “A Articulaćčo na Flauta Transversal Moderna – Uma abordagem histórica, suas transformaćões, técnicas e utilizaćčo”, publicado pela Editora da UFPel, 2004.

 

Idealizador do projeto de tradućčo, com apoio das Professoras Carmen Cynira Otero Gonćalves e Odette Ernest Dias, do “Flauta Transversa - Método Elementar” de Pierre-Yves Artaud, publicado pela EdUnB, 1995.

Vem participando ativamente de vários acontecimentos musicais do país, entre eles: VI, V, IV e III Festivais Internacional de Flautistas / ABRAF (Salvador / 2004, Fortaleza /2002, Brasília /2000, Rio de Janeiro / 1997); Festival Música Hoje/97 (Centro Cultural Sčo Paulo); V ENCOMPOR (Instituto de Artes da URGS); I e II Encontros Nacional de Flautistas (Colégio Caraća, Santa Bárbara/MG); Festivais de Inverno da UFMG (Belo Horizonte e Sčo Jočo del Rei); Festival de Inverno de Campos do Jordčo; Ciclos de Música ContemporČnea / FEA (Belo Horizonte), entre outros.

Como professor convidado, ministrou aulas no “Recreio dos Flautistas” (2006), projeto da Escola de Musica de Brasília, na I Semana Acadźmica Integrada (2003), promovida pelo Centro de Artes e Letras da Universidade de Santa Maria/RS; no V Festival Internacional de Flautistas (Fortaleza /2002), promovido pela ABRAF; na Oficina de Música, promovida pela Universidade de Caxias do Sul (2002); na Semana da Música, organizada pelo Departamento de Música da Universidade de Santa Maria (1999) e no curso promovido pelo Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá /PR (1995).

Mineiro de Ubá, iniciou os estudos de música e flauta sob orientaćčo de seu pai, Milton de Abreu d’Avila. Posteriormente ingressou no Conservatório Estadual de Música “Prof. Theodolindo José Soares”, em Visconde do Rio Branco, e mais tarde na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Sua formaćčo musical foi amparada, além do pai, por Expedito Vianna, professor no curso de bacharelado (UFMG), Odette Ernest Dias, professora em diversos cursos de férias e orientadora no curso de mestrado e por Marcos Kiehl, professor e co-orientador no mestrado (FMCG/SP).

 

Fez cursos de aperfeićoamento com Artur Andrés (UFMG), Keith Underwood (UFMG, Carmel Valley /USA e Sčo Paulo), Pierre- Yves Artaud (UnB), Antônio Carlos Carrasqueira (UFMG e UFG) e Felix Renggli (FMCG/UFRGS).

 

Membro do Conselho Consultivo da Associaćčo Brasileira de Flautistas (ABRAF), gestčo 2007 / 2010.